Se você pedir para 10, 100, 200 pessoas tirarem a foto de uma mesma paisagem, local, produto, você terá 100 fotos diferentes, sabe porque?
Cada uma dessas pessoas irá relatar um ponto de vista - mais perto, mais longe, observação da direita, de cima, de baixo .....
O ponto de vista será extremamente importante no resultado final
A composição da foto faz todo o diferencial!
A composição fotográfica é a arte de encontrar um ponto de vista a partir da câmara que coloque todos os elementos do motivo em posições visualmente estimulantes dentro do enquadramento.
Uma alteração, mesmo mínima, do ponto de vista, pode alterar de forma drástica o equilíbrio e a estrutura da foto.Andar, observar, afastar-se da cena .... tornam-se movimentos imprescindíveis para escolher a melhor visão, a melhor luz e o efeito que deseja observando todas as variações.
Deixe a preguiça de lado e controle a ansiedade de terminar logo a foto.
Parece óbvio e simples alguns pontos que vou tratar abaixo, porém na prática algumas são dicar para enriquecer o seu ponto de vista.
1) A importância visual ao objeto a ser fotografado é importante. Temos que tomar cuidado com a poluição que pode ocorrer em uma composição.
A composição é tanto sobre o fato de excluir itens como de os incluir. Recortar o plano de fundo tem duas finalidades. Em primeiro lugar, elimina objetos ou fundos indesejados e que distraiam.
Em segundo lugar, permite-lhe preencher o enquadramento com o motivo principal.
2) Fotos tiradas na altura de nossos olhos mostram o mundo como já vemos e por isso as deixam menos atraentes.
A primeira foto foi tirada da altura de que a cachorrinha (Pitty) é vista. Na segunda utilizando a vista frontal ela foi tirada com a noção de profundidade de campo.
Quando surgir uma oportunidade para se tirar uma fotografia, pare um segundo para levar em consideração o seu ponto de vista.
Um motivo de primeiro plano, irá acrescentar uma maior profundidade e produzir uma cena mais dinâmica.
4) Regra dos Terços
Antes de tirar uma foto, imagine que a área da fotografia esteja dividida simultaneamente em 3 terços verticais e horizontais, isto é, trace três linhas paralelas imaginárias no sentido horizontal e no sentido vertical da fotografia.
As interseções destas linhas imaginárias sugerem 4 opções para a colocação do centro de interesse para uma boa composição.
Claro que a opção depende do assunto e como o fotógrafo quer que ele seja apresentado.
Geralmente as fotos com assuntos centralizados tendem a ter uma característica mais estática e menos interessante do que fotos com o assunto fora do centro.
O que fazer?
Primeiro: considere a direção do movimento dos assuntos e deixe um espaço na frente, dentro do qual possam se movimentar.
Depois aplique a orientação da regra dos terços na colocação da linha do horizonte em sua foto, pois a linha do horizonte dividindo a foto ao meio, dá uma sensação de estática.
O mesmo vale para assuntos verticais.
Até a próxima semana!
0 comentários:
Postar um comentário