.

Toda peça de vestuário que for fotografada é fotografia de moda?

13 de abr. de 2012

http://www.loubna.ch/upload/galerie/Patrick%20Demarchelier%20.jpg
A carreira de fotógrafo de moda está ficando cada vez mais concorrida.
Hoje por termos acesso as imagens digitais com tanta facilidade muitos se aventuram na onda e tiram mil cliques automaticamente se achando fotógrafos de moda, mas para ser ÓTIMO nessa profissão precisa ter muito talento e conhecimento.

A fotografia de moda envolve produção, pesquisa e conhecimentos muito mais amplos que simplesmente usar uma câmera. 
Não que os outros estilos (e muitos iremos tratar aqui no Niépce) não precisem de conhecimentos específicos, mas muitas pessoas pensam que conseguem trabalhar com um bom equipamento sem aprofundamento de conceitos.

Só de início para trabalhar nesta área é preciso, acima de tudo, compreender o que está na moda.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8UNgLm4t5eldLvuUWcaXeWOVHByKEtDkqa7GAHXQHgBYsfKbvF-onAozyO4Jb3MhnwgXTO3mLfqBO4sKfbyNzn0wYBUcwkW_FvRxak1wsxQZrzwDQbKDlY5pym5B5syUaImbenkGr-Sw/s640/guy+2.jpg
Mesmo que você trabalhe com uma equipe completa de produtores, estilistas, maquiadores e cabeleireiros você tem que estar por dentro de tudo que acontece, o resultado final do seu trabalho depende do que irá focalizar e mostrar.
Portanto, se você deseja migrar para esta área, fique antenado em todas as novidades fashion e explore todas as suas possibilidades – anúncios, books, editoriais, catálogos etc.



Para ficar antenado:


É necessário entender muito bem técnicas de luz, fotografar bem tanto em estúdios como em ambientes externos, saber interagir com o(s) modelo(s) e saber produzir muito bem, ou seja, precisa ter toda noção que aquele momento que ele vai capturar para a foto será interpretado por inúmeras pessoas e precisa ser de alta qualidade.


Algumas Dicas: (portalfotografia.com)

Bruce Weber1- Conhecer o meio. Tirar fotografias de moda cuja primeira impressão é arrasadora, implica muito mais do que fazer bons retratos – é preciso conhecer o meio, ou seja, estar a par do mundo da moda através de revistas e livros, conhecer as tendências em vestuário, calçado, acessórios, maquilhagem e cabelo. Colecionar imagens inspiradoras é uma boa forma de fazer o trabalho de casa, antes de passar para de trás da máquina.
Durante as sessões, troque ideias com os cabeleireiros, estilistas, maquilhadores e até com os próprios modelos – faz parte do processo criativo e será essencial para o trabalho final.

2- Contacto visual. O poder de um olhar pode ser tudo numa fotografia e o suficiente para prender os olhos de quem vê.
http://www.correio24horas.com.br/blogs/paula-magalhaes/wp-content/uploads/2010/12/KeirabyTestino1.jpgExperimente cada uma destas técnicas para conseguir fotografias de onde é difícil desviar o olhar: captar o modelo a olhar diretamente para a máquina é muito poderoso, mas fotografá-lo a olhar para algo que a câmara não captou também é sedutor.
No caso de fotografar vários modelos, faça questão que estes mantenham contacto visual entre eles… é uma forma interessante de começar a contar uma história.

3- Criatividade fotográficaA moda e a fotografia são duas artes que, em conjunto, podem ser uma explosão de criatividade e um verdadeiro delírio visual. Para conseguir esse fator surpreendente, é preciso pensar “fora da caixa”, ou seja, brincar com todas as regras da fotografia.
Experimente com composições diferentes (quem diz que todas as imagens têm de ser centradas?), com ângulos distintos e com mais ou menos iluminação, para ambientes naturais ou dramáticos.

4- Adeus estúdio. Livre-se das quatro paredes do estúdio e fotografe a modelo no meio de uma rua movimentada, num jardim, parque infantil ou na praia… sim, mesmo que esteja com um vestido cocktail de seda e stilettos de 10 cm.
Não consegue visualizar a beleza e a originalidade desse contraste? Procure cenários diferentes, defina um tema com adereços próprios para poder contar, através de imagens, uma história que ninguém quer perder.

5- Emoções à flor da pele. Um modelo bonito será sempre um modelo bonito, mas se a expressão for sempre a mesma, um editorial de moda depressa passa de espetacular a “espera-lá-que-vou-mudar-de-página”. Injecte um pouco de humanismo nas fotografias de moda e peça ao modelo para chorar, rir ou gritar de raiva.ninguém vai conseguir resistir a imagens como essas.

https://drichepezan.files.wordpress.com/2012/03/od-ac075_avedon_g_20101112113454.jpg6- Sem contar. Nunca largue a máquina fotográfica, principalmente nos minutos de pausa quando o modelo retoca o cabelo, coloca batom, pega no telemóvel, ajusta a echarpe ou a tira das sandálias. este tipo de imagem mais cândida e inesperada resulta quase sempre, revelando momentos privados e sexy que todos adoram ver!



Para se inspirar: 



E acessar sempre:

Até semana que vem!

0 comentários:

Postar um comentário