.

De Olhão: As Grande Angulares

9 de mai. de 2012
As lentes grande angular (wide angle) são muito utilizadas para fotografar paisagens ou para registrar cenas que  em que se exige uma perspectiva maior dor ângulo.
Apresentam distâncias focais menores que a diagonal da imagem projetada, tendo, portanto, um grande campo de visão. Este campo pode ser desde a ordem de 180°, como em objetivas "olho de peixe", como 60°.  Seu uso, em geral, fica limitado a fotografia e vídeo.

Não confundir com Tele Objetivas que são lentes com “visão mais aproximada.” 

Uma teleobjetiva puxa a luz vindo diretamente pela frente dela, enquanto uma grande angular, por definição, atrai a luz das laterais também. 


As grande angulares muito “wide” podem distorcer as suas imagens, especialmente nas extremidades onde podem ficar muito curvadas.
A tendência de causar distorções dos planos é dar a sensação de prolongamento, onde objetos ou pessoas que estejam mais próximos apareçam maiores do que aquilo que estiver mais distante. 
Outra característica é que a focalização é muito mais fácil, pois possui um grande ângulo de visão. 
Também possui naturalmente uma profundidade de campo muito maior, comparado com a mesma abertura do diafragma utilizado em outros tipos de objetivas.

O uso de uma lente grande angular exige um enquadramento diferente. Uma forma distinta de olhar para um mesmo objeto. Permite imagens criativas e inusitadas. 

Existem dois tipos de lente grande angular:

- A fisheye ou olho-de-peixe
Causa um efeito típico de arredondamento das bordas. 
Cobrem um ângulo de 180 graus (objetiva de 8 mm) até 220 graus (objetiva de 6 mm).



- A “normais“:
Uma lente que tenta corrigir essa anormalidade do arredondamento. Como resultado se consegue linhas retas ao invés de curvadas. Pois é esse tipo de lente que é mais comumente utilizada em arquitetura.



0 comentários:

Postar um comentário