As lentes grande angular (wide angle) são muito utilizadas para fotografar paisagens ou para registrar cenas que em que se exige uma perspectiva maior dor ângulo.
Apresentam distâncias focais menores que a diagonal da imagem projetada, tendo, portanto, um grande campo de visão. Este campo pode ser desde a ordem de 180°, como em objetivas "olho de peixe", como 60°. Seu uso, em geral, fica limitado a fotografia e vídeo.
Não confundir com Tele Objetivas que são lentes com “visão mais aproximada.”
Uma teleobjetiva puxa a luz vindo diretamente pela frente dela, enquanto uma grande angular, por definição, atrai a luz das laterais também.
As grande angulares muito “wide” podem distorcer as suas imagens, especialmente nas extremidades onde podem ficar muito curvadas.
A tendência de causar distorções dos planos é dar a sensação de prolongamento, onde objetos ou pessoas que estejam mais próximos apareçam maiores do que aquilo que estiver mais distante.
Outra característica é que a focalização é muito mais fácil, pois possui um grande ângulo de visão.
Também possui naturalmente uma profundidade de campo muito maior, comparado com a mesma abertura do diafragma utilizado em outros tipos de objetivas.
O uso de uma lente grande angular exige um enquadramento diferente. Uma forma distinta de olhar para um mesmo objeto. Permite imagens criativas e inusitadas.
Existem dois tipos de lente grande angular:
- A fisheye ou olho-de-peixe
Causa um efeito típico de arredondamento das bordas.
Cobrem um ângulo de 180 graus (objetiva de 8 mm) até 220 graus (objetiva de 6 mm).
- A “normais“:
Uma lente que tenta corrigir essa anormalidade do arredondamento. Como resultado se consegue linhas retas ao invés de curvadas. Pois é esse tipo de lente que é mais comumente utilizada em arquitetura.
0 comentários:
Postar um comentário