.

Evgen Bavcar

22 de mai. de 2012
Já imaginou algum dia um fotógrafo que não pode enxergar? 
Nem mesmo cena que captura ele pode ver, talvez ouvir ou tocar a modelo ou o objeto selecionado; Mas o resultado, sendo bidimensional, se torna intangível. Evgen Bavcar, além de fotógrafo é filósofo, artista, cineasta. Criou a definição de "Fotografia Interior", criando uma polêmica entre os fotógrafos, expandido novos caminhos para a fotografia.


"A fotografia não é exclusividade de quem pode enxergar. Nós também construímos imagens interiores"




"Nasci na Eslovênia, na época das seis repúblicas da antiga Iugoslávia. Eu era criança quando chegaram à Iugoslávia as câmeras russas Zorki 6, baratas e freqüentemente usadas pelos laboratórios. Minha irmã comprou uma câmera dessas e eu me interessei muito. Eu nunca havia visto uma câmera em toda a minha infância e minha irmã me emprestou a dela e me mostrou como funcionava. Ela me disse onde entrava a luz, o que era diafragma, a velocidade e o tempo. Depois fui à escola e fotografei uma menina pela qual eu era apaixonado. E assim começou uma relação muito interessante com a fotografia, porém isso não é tudo. Se eu não tivesse conhecido pessoas fantásticas como o sr. Bauchem Simom, que me ensinou como as imagens eram capturadas pelo filme, e outro senhor, que me ensinou o processo de funcionamento da câmera escura, eu não teria compreendido que a fotografia não é uma propriedade exclusiva das pessoas que vêem. Mas também uma propriedade possível dos cegos."

- Evgen Bavcar




Em 2001 foi produzido um documentário chamado "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho, é um documentário que mostra uma série de entrevistaras que abordam à filosofia, à medicina, à biologia, à música e à literatura para tentar definir o que é o fenomeno da visão. O documentário pode ser visto na íntegra no Youtube.


Mais informações e trabalhos dobre Evgen Bvcar:

http://www.zonezero.com/exposiciones/fotografos/bavcar/
http://photos.uol.com.br/materias/ver/51144
http://www.ufrgs.br/jornal/setembro2001/entrevista.html

0 comentários:

Postar um comentário